FESP Faculdade de Engenharia São Paulo


Informamos que associados ANFARLOG, devidamente inscritos nesta associação e com suas mensalidades em dia, bem como os ex-alunos da FESP terão um desconto de 20% no preço cobrado pelo curso de Logística Farmacêutica.

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A 5ª TURMA DE LOGÍSTICA FARMACÊUTICA EM SÃO PAULO< FESP/ANFARLOG

Apresentação

De acordo com o Council of Logistics Management (1991), Logística é o processo de planejamento, implementação e controle eficiente e eficaz do fluxo e armazenagem de mercadorias, serviços e informações relacionadas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender às necessidades do cliente. Podemos resumir que, a logística integra as informações em toda a rede interna e externa de produção e distribuição de produtos em todos os níveis das atividades da empresa, de forma que o produto seja produzido e distribuído na quantidade certa e no tempo certo, minimizando os custos globais do sistema ao mesmo tempo em que atinge o nível de serviço desejado.

Por tratar-se de um segmento que atende as necessidades da população e garante boas práticas para reduzir o risco de doenças, seus agravos e o acesso igualitário aos produtos farmacêuticos para proteção, promoção e recuperação da saúde, a logística farmacêutica é diferenciada já que os produtos deste segmento como os medicamentos, insumos farmacêuticos e produtos afins necessitam de maior controle de seus processos em função da necessidade primordial de se manter a qualidade, a eficácia e a segurança até a entrega ao usuário final.

Com o advento das normas sanitárias na última década, os controles voltados às atividades envolvendo os produtos aqui mencionados estão cada vez mais rigorosos, o que acabam influenciando no perfil de atuação desse mercado, tanto público quanto privado, além de envolver temas dinâmicos como Qualidade, Regulamentação, Inspeção Sanitária, Importação, Gestão de Pessoas e Gestão de Transporte de Carga. Portanto cumpre destacar que profissionais inseridos na logística farmacêutica devem aperfeiçoar-se continuadamente, atualizando e ampliando seus conhecimentos nas diversas áreas que compõem a cadeia de distribuição para viabilizar a aplicação de seus conhecimentos na melhoria dos processos das atividades das empresas que atuem.

Objetivo

Este curso objetiva formar especialistas na área de logística farmacêutica.

Público alvo

Profissionais graduados em administração, farmácia, engenharia, química, biologia e cursos afins que atuem em empresas do segmento farmacêutico, cosméticos e relacionados como indústria, importadoras, distribuidoras, transportadoras, operadores logísticos e redes de varejo.

Grade Curricular

DISCIPLINA CARGA
HORÁRIA
DOCENTE
Legislação Sanitária aplicada a Logística Farmacêutica 20 Sonja H.M. Macedo
Gestão de Transportes 20 Sonja H.M. Macedo
Logística Farmacêutica Internacional 20 Sonja H.M. Macedo
Sistema de Informação aplicado à Logística Farmacêutica 20 Jonia de A. G. Moraes
Gestão da Qualidade e das Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos 20 Elaine Manzano
Estabilidade de Produtos Farmacêuticos 20 Pedro Garcia
Gestão de Risco em Transportes 20 Saulo de Carvalho Jr
Modais de Transportes 20 Saulo de Carvalho Jr
Auditoria da Qualidade: Auto Inspeção e qualificação de fornecedores 20 Ana Maria Targa
Armazenagem, Distribuição e Logística Reversa 20 Leila Almeida santos
Gestão de Redes de Frio 20 Egberto Gomes Franco
Logística Hospitalar 20 Maria Teresa Gomes Franco
Pesquisa Científica 20 Silvia Gonçalves de Almeida
Administração de Materiais 20 Egberto Gomes Franco
Gestão da Produção 20 Egberto Gomes Franco
Contabilidade 20 Ricardo Hirata Ikeda
Gestão Financeira 20 Haroldo Giacometti
Marketing 20 Claudio Alves
Gestão de Pessoas 20 Tito Alcides Romeus Lopes
Sustentabilidade na Cadeia de Suprimentos 10 Egberto Gomes Franco
Trabalho de Conclusão de Curso 10 Sonja H.M. Macedo
400

Corpo Docente

EGBERTO GOMES FRANCO – COORDENADOR

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1987), mestrado em Engenharia de Materiais pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2000) e doutorado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é arbitro das revistas: Revista Produção Online (1676-1901), – Revista Ciências Exatas (1516-2893), professor titular do Centro de Ensino Superior de Barueri, pesquisador do Instituto de Eletrotécnica e Energia e professor da Faculdade de Engenharia São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Engenharia de Materiais e Metalúrgica, atuando principalmente nos seguintes temas: células a combustível, catalisadores, nano-catalisadores, utilização do etanol em células a combustível, logística e cadeias de suprimentos.

SONJA HELENA MADEIRA MACEDO – COORDENADOR

Possui graduação em Farmácia-Bioquímica e Mestrado em Ciência de Alimentos pela Universidade Federal do Amazonas. Especialista em Logística Farmacêutica com vasta experiência como farmacêutica e consultora de grandes empresas (Atlas Logística e Correios SP). Foi colaboradora do grupo de trabalho do Sindicato da Indústria Farmacêutica do Estado de São Paulo para elaboração do Manual “Boas Práticas de Armazenagem e Transporte na Indústria Farmacêutica”. Coordenadora da Comissão Assessora de Distribuição e Transporte do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. Membro da Comissão de Indústria e Transporte do Conselho Federal de Farmácia. Docente do Instituto Racine/SP, do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF) e do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo (SETCESP). Vice-Presidente da Associação Nacional de Farmacêuticos Atuantes em Logística – ANFARLOG. Autora do livro “Logística Farmacêutica Comentada” pela Editora Medfarma. Coordenadora e docente do curso de pós-graduação latu sensu em Logística Farmacêutica da Faculdade de Engenharia de São Paulo – FESP convênio ANFARLOG. Possui artigos e matérias publicadas em revistas especializadas na área de alimentos, armazenagem e transporte de produtos farmacêuticos.

SAULO DE CARVALHO JUNIOR – COORDENADOR

Possui Graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Paulista e especialização em Gestão Estratégica da Logística pela Universidade Católica de Brasília. Atuou durante dois anos na Empresa BBEx Transportes especializada em transporte de medicamentos. Foi presidente da 1º Jornada sobre Transporte e Distribuição de Medicamentos, Correlatos e Perfumarias da Noroeste Paulista ocorrida em São José do Rio Preto nos dias 01 e 02 de Dezembro de 2008. Gestor de Gerenciamento de Risco da Transportadora Cocenza. Investigador da Polícia Civil do Estado de São Paulo. Presidente da Associação Nacional de Farmacêuticos Atuantes em Logística – ANFARLOG. Autor do livro “Logística Farmacêutica Comentada” pela Editora Medfarma. Membro da Comissão Assessora de Distribuição e Transporte do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. Coordenador e docente do curso de pós-graduação latu sensu em Logística Farmacêutica da Faculdade de Engenharia de São Paulo – FESP convênio ANFARLOG.

LAURO D. MORETTO

Dr. Lauro D. Moretto – Vice- presidente do Sindusfarma, Presidente da Academia Nacional de Farmácia. Farmacêutico-Bioquímico, com mestrado em Tecnologia Químico-Farmacêutica e doutorado em ciência dos alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Atuou em diversas Indústrias Farmacêuticas, tendo exercido cargos técnicos e de direção nas empresas: Johnson & Johnson, Instituto de Angeli do Brasil e Boehringer de Angeli Química e Farmacêutica. Responsável pelo Programa de Desenvolvimento e Educação Continuada – DEC-SINDUSFARMA. Escritor de diversos livros, coordenador da elaboração dos manuais técnicos, científicos e regulatórios, para profissionais farmacêuticos que atuam na Indústria Farmacêutica. Vários trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais. Conferencista sobre assuntos científicos, tecnológicos e regulatórios da área industrial farmacêutica.

PEDRO LOPEZ GARCÍA

Possui graduação em Químico Farmacéutico pela Universidad de San Carlos de Guatemala, Guatemala (1998), Mestrado (2004) e Doutorado em Produção e Controle Farmacêuticos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (2009). Tem experiência na área farmacêutica, com ênfase em controle de qualidade físico-químico de medicamentos e cosméticos: Desenvolvimento e validação de métodos analíticos.

JÔNIA DE ARAÚJO GURGEL MORAES

Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade de São Paulo – USP/ Ribeirão Preto e especialização em Logística Empresarial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro da Comissão Assessora de Distribuição e Transporte do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo, e da Associação Nacional de Farmacêuticos Atuantes em Logística – ANFARLOG. Atua na área de logística farmacêutica desde 2001, onde ocupou cargos de coordenação e supervisão nas áreas de Armazenamento, Distribuição e Transporte.

LEILA ALMEIDA SANTOS

Possui Graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Estadual da Paraíba (1996) e mestrado em Análises Clínicas pela Universidade de São Paulo (2002). Possui vasta experiência na área de logística atuando desde o ano de 2002 na empresa Andreani Logística nas áreas de gestão técnica, comercial e qualidade (BPF e ISO).

ELAINE CRISTINA IZZO MANZANO

Possui graduação em Farmácia Industrial pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas Oswaldo Cruz, especialista em Homeopatia pelas Faculdades de Ciências da Saúde (FACIS) IBEHE e Logística Empresarial pelo Instituto de Movimentação e Armazenagem de Materiais – IMAM. Possui sólidos conhecimentos em sistema de gestão de qualidade, controle de qualidade microbiológico, inspeção de processo em indústria farmacêutica, produção, qualificação de fornecedores, gerenciamento de estoque, expedição e transporte, realização de treinamento de G.M.P.e controle ambiental para funcionários do Abbott Laboratório do Brasil. Atualmente atua na área de gestão da qualidade e operações logísticas nacional na Smiths Medical do Brasil Importação e Distribuidora de Produtos para Saúde. Vice-coordenadora da Comissão de Distribuição e Transporte de Medicamentos do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. Membro da diretoria da Associação Nacional dos Farmacêuticos Atuantes em Logística – Anfarlog.

DIEGO GORGULHO

Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Estadual Paulista. Pós-Graduando em Vigilância Sanitária pela Universidade Católica de Goiás. Membro da Comissão Assessora de Distribuição e Transporte do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. Especialista em Rede de Frio. Docente do Instituto Prevenir É Saúde – Rio de Janeiro, do Conselho Regional de Farmácia – São Paulo e do curso de pós-graduação latu sensu em Logística Farmacêutica pela Faculdade de Engenharia de São Paulo – FESP convênio ANFARLOG. Farmacêutico Responsável Técnico pela Tecnocold Express Vacinas, principal distribuidora de vacinas, imunobiológicos e biomedicamentos do Brasil. Co-autor do livro “Vacinas: riscos e benefícios” da editora BBS.

SILVIA GONÇALVES DE ALMEIDA

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e mestrado em Educação – Interdisciplinaridade e Formação pela Universidade Cidade de São Paulo (2003). Atualmente é Coordenadora e Professora dos Cursos Superiores de Tecnologia da Universidade Ibirapuera, Professora da Universidade Guarulhos nos Cursos Superiores de Tecnologia e do Curso de Comunicação Social no qual coordena estágio, Professora do Curso de Administração da FESP Faculdade de Engenharia São Paulo e Coordenadora Pedagógica e Pesquisadora Institucional da FESP. É professora da da PUC Cogeae, no Curso de Especialização de Educação Física para o Ensino Fundamental. Na Universidade Ibirapuera foi professora do Curso de Administração. Atuou também na Faculdade de Educação da PUC-SP, da Faculdade Ítalo Brasileira e da Universidade Cidade de São Paulo. Foi sócia-diretora da Intelectus – Educação e Treinamento, desenvolvendo treinamentos e consultoria em empresas da Grande São Paulo. Tem experiência na área de Gestão, Treinamento Organizacional e Educação, com ênfase em formação, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento organizacional, aprendizagem organizacional, educação corporativa, recursos humanos, metodologia e prática de ensino, didática, interdisciplinaridade. É avaliadora de cursos do INEP e tem experiência em processos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação.

MARIA TERESA GOMES FRANCO

possui graduação em Enfermagem pela Escola Paulista de Medicina (1982) , especialização em Enfermagem Médico-cirúrgica/cardiologia pela Escola Paulista de Medicina (1990) , especialização em Administração Hospitalar de Sistemas de Saúde pelo Fundação Getulio Vargas – SP (2001) , ensino-fundamental-primeiro-grau pelo Colégio São José (1971) , ensino-medio-segundo-grau pelo Colégio São José (1975) , aperfeicoamento em Habilitação em enfermagem pela Escola Paulista de Medicina (1983) e aperfeicoamento em II Curso de Instrumentação Cirúrgica pelo Associação Brasileira de Enfermagem (1982) . Atualmente é Diretora de Enfermagem da Hopital das Clínicas Luzia de Pinho Melo – UNIFESP/SPDM e Diretora de Enfermagem do Núcleo de Gestão Assistencial Maria Zélia UNIFESP/SPDM.

RICARDO HIRATA IKEDA

possui graduação em Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo (1999), mestrado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2005). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.

HAROLDO CLEMENTE GIACOMETTI

Possui graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – SP (1965), mestrado – Master Of Public Administration – University of Southern California (1977), mestrado – MPA Master In Public Administration – University of California – Los Angeles (1975) e doutorado – Ph D Public Administration – University of Southern California (1978). Diploma revalidado no Brasil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como Doutor em Administração. Atualmente é professor titular da Universidade Ibirapuera. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: orçamento, processo orcamentário, ambiente, desenvolvimento local, privatização, empresas estatais e orcamento, receitas e despesas, avaliação de investimentos produtivos com características de sustentabilidade, responsabilidade social e flexibilidade.

CLAUDIO ALVES

Possui graduação em Adminisrtração de Empresas pela Universidade Cidade de São Paulo (1985), mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Atualmente é professor – Faculdades Integradas Alcantara Machado e professor titular da Universidade Ibirapuera. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, teoria geral da administração, prática em marketing, motivação e desenvolvimento pessoalempreendedorismo, implantação de empresa júnior, interdisciplinaridade, educação.

TITO ALCIDES ROMEU LOPES

Possui graduação em Administração de Empresas pelo Fundação Getúlio Vargas (1973) , especialização em Pós -Graduação pelo Fundação Getúlio Vargas (1980) , especialização em Pós – Graduação em Sistemas pelo Fundação Armando Alvares Penteado (1983) e mestrado em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004) . Atualmente é Coordenador e Professor da Faculdade de Engenharia São Paulo

Calendário

Início previsto das aulas: Divulgado juntamente com a data de inscrição

Horário das aulas: Divulgado juntamente com a data de inscrição

Maiores Informações

As incrições para o curso, realizadas pela internet, estarão abertas até dia 27 de Julho de 2012. Os alunos interessados podem estar preenchendo o formulário de interesse ( Ver abaixo ).

Informações para Matrícula

Os alunos terão que vir efetuar a matrícula, junto a Secretaria Geral da FESP, portando os seguintes documentos:

  • RG
  • CPF
  • Cópia autenticada de Diploma de Nível Superior
  • Comprovante de endereço

Para maiores Informações

SÃO PAULO

  • Início das Aulas: dia 28 de Julho de 2012.
  • Horário: Aulas quinzenais aos sábados das 8:00 às 19:00 hs.
  • Duração do Curso: 18 meses
  • Falar com Mariana – coordenacao@sesp.edu.br
  • Email: logisticafarmaceutica@sesp.edu.br ou coordenação@sesp.edu.br
  • Telefone: (11) 3061.5022
  • End: Av. 9 de Julho, Nº 5520 – Jardim Europa – São Paulo – SP

Preço

São Paulo
O preço total do curso é de R$ 10.800,00 (Dez mil e Oitocentos reais) – ( EX-ALUNOS E ASSOCIADO ANFARLOG RECEBERÃO DESCONTO)
Formas de pagamento

  • 18 x R$ 600,00 (Seiscentos reais), sendo a primeira no ato da matricula;
  • Associados da Anfarlog – 18 x R$ 480,00 (Quatrocentos e oitenta reais), sendo a primeira no ato da matricula;

Formulário de Pré-Inscrição

As incrições para o curso, realizadas pela internet, estarão abertas até dia 07 de Outubro de 2011. Os alunos interessados podem estar preenchendo o formulário de interesse.

Comentários ou perguntas são bem-vindos.

* indicates required field

Tags:, , , , ,