FESP Faculdade de Engenharia São Paulo


APRESENTAÇÃO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO – MBA EM GESTÃO DE RISCOS E SEGURANÇA EMPRESARIAL, NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO, CONFORME RESOLUÇÃO CNE/CES N° 1, DE 8 DE JUNHO DE 2007.Com a experiência acadêmica e a tradição da FESP/FESP na ministração de Cursos de Especialização, vem a FESP/FESP, nos últimos anos, desenvolvendo cursos “MBA – Master Business in Administration”, orientados para a formação o aperfeiçoamento de profissionais para o “Mercado de Trabalho”

O MBA “Gestão em Segurança Empresarial” vem atender a estas demandas por formação profissional de alto nível. Como um curso de Especialização, conta com a efetiva participação da BRASILIANO & ASSOCIADOS, empresa de consultoria em Gestão de Riscos, na condição de parceira, que elaborou a estrutura curricular, e que vai oferecer professores especializados na área, através de seus consultores.

 

OBJETIVOS DO CURSO

Os participantes do MBA EM GESTÃO DE RISCOS E SEGURANÇA EMPRESARIAL terão uma visão completa sobre:

  • Os fundamentos do Planejamento Estratégico em segurança empresarial, com a descrição de metodologias e técnicas de implantação de projetos de segurança, incluindo produtos e serviços em segurança;
  • Os fundamentos da gestão empresarial, integrando a segurança como parte desta; técnicas de endomarketing; recursos humanos, financeiros; inteligência empresarial e da tecnologia da informação;
  • Visão detalhada das novas tecnologias, seu emprego e aplicações conceituais e técnicas;
  • Análise das funções e responsabilidades das organizações de serviços

 

DISCIPLINAS E CARGA HORÁRIA

O curso MBA EM GESTÃO DE RISCOS E SEGURANÇA é composto de 05 (cinco) módulos básicos, com carga horária de 400h, assim descritos:

MÓDULO 1: GESTÃO EMPRESARIAL = 80 HORAS AULA

DOCENTE RESPONSÁVEL: PROFESSOR DOUTOR ANTONIO CELSO RIBEIRO BRASILIANODOCENTE: MAXWELL MARTINS

DISCIPLINA 1.1 – PROCESSOS EMPRESARIAIS = 40 horas

A organização como estratégia da ação: a organização como um sistema; princípios componentes; a competitividade organizacional; instrumentos de avaliação do desempenho organizacional; habilidades e competências gerenciais. Logística e Armazenamento: a função compras; organização e pessoal para compras; compra com qualidade e preços certos; fontes de fornecimento; qualidade em serviços; terceirização e quarteirização. Gestão estratégica nas organizações: origem, evolução e objetivos.

DISCIPLINA 1.2 – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO = 40 horas

Conceitos básicos e etapas do Planejamento Estratégico. Análise das circunstâncias. Análise dos recursos. Análise dos Pontos Fortes, Fracos, Oportunidades e Ameaças. Níveis de turbulência e sistemas administrativos: conceitos e fases da administração estratégica; sistemas administrativos; sistema administrativo de posicionamento. Técnicas auxiliares para o estabelecimento e implementação das estratégias nas empresas: aplicação das técnicas estratégicas, técnicas estratégicas para análise dos negócios atuais: matrizes BCG, curva de experiência, análise de portifólio, Mckinsey, lorange e Vancil, Booz-Allen, modelo de Abell; Técnicas estratégicas para estabelecimento de vantagens competitivas: matriz de posicionamento competitivo, matriz ADL, Hofer e Schendel, Modelo de Porter; Tipos de Estratégias competitivas. Planejamento tático: indicadores e metas; controle. Metodologia de aplicação e uso. Exercícios práticos

PLANEJAMENTO DE GESTÃO DE RISCOS E DE SEGURANÇA EMPRESARIAL = 120 HORAS AULA

DOCENTE RESPONSÁVEL: PROFESSOR DOUTOR ANTONIO CELSO RIBEIRO BRASILIANO

DOCENTES: PATRÍCIA DE ANDRADE

PAULO BORGES

DISCIPLINA 2.1 – CENÁRIOS PROSPECTIVOS EM SEGURANÇA E JOGOS DE EMPRESAS = 40 horas

Introdução à Prospectiva: conceito, definição, histórico e evolução da visão prospectiva; prospectiva e a definição de estratégias; aprendizado organizacional, prospectiva e o planejamento em segurança pública e privada; Cenários Prospectivos: características gerais de cenários prospectivos, objetivo e conteúdo dos cenários, tipologia dos cenários prospectivos, monitoração ambiental; Técnicas e Métodos de Elaboração de Cenários: descrição das técnicas de ajuda à criatividade, técnicas de avaliação, técnicas de multicritérios; método de Michel Godet, método da Global Bussiness Network – Peter Schuartz; método de Porter; método Grumbach e Brasiliano; Modelagem de Cenários em Segurança: exercício prático de construção e modelagem de cenários para o setor da segurança pública e privada, com o enfoque estratégico e tático Cenários Prospectivos. Histórico da teoria dos Jogos. Conceito – Chave. Jogos de Tomada de decisão: Jogos de Conflito simétricos e assimétricos: modelo Chicken e modelo dilema de prisioneiro. Metodologia de aplicação e uso. Exercícios práticos.

DISCIPLINA 2.2 – PLANO DIRETOR EM GESTÃO DE RISCOS E SEGURANÇA EMPRESARIAL = 40 horas

Formulação e escolha de estratégias em segurança, implementação das estratégias; Conceito de Planejamento em segurança integrado com planejamento empresarial; Metodologia do Planejamento: diagnóstico, planejamento estratégico, tático e operacional em segurança; Metodologia para elaboração de cenários integrados com a área da segurança: Godet e GBN; Análise de Riscos: metodologias existentes para levantar e avaliar riscos empresariais integrados com os fatores críticos de sucesso; Métodos para elaboração de políticas de segurança; Metodologia para a elaboração da Matriz da Vulnerabilidade; Relação Custo x Benefício: retorno sobre o investimento; Formatação de um Projeto em Segurança.

DISCIPLINA 2.3 – PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS = 40 horas

Definição de Plano de Contingência, Plano de Continuidade de Negócios e Plano de Recuperação de Desastres; Conceito de Emergência, Contingência, Crise e Continuidade de Negócios. Conceito do BCM: Business Continuity Management. Fases Para Elaboração de Plano de Continuidade de Negócios: Descrição das fases da Metodologia para elaboração dos Planos, enfocando: Metodologia para Identificação de processos críticos, Metodologia para a análise de impacto nos negócios – Business Impact Analysis – BIA; Elaboração de Estratégia de Emergência, Contingência e Continuidade; Formação do Comitê de Continuidade de negócios da Empresa; Elaboração e Implantação de Procedimentos. Métodos para realização Testes de PCN: conceito de testes, parametrização de testes, controle dos testes. Controle e avaliação do PCN: descrição de ferramentas de gestão e de informática para controlar o PCN. Implantação da Cultura BCP na empresa: descrição de campanhas de endomarketing que auxilia na venda do Plano de Continuidade de Negócios.

MÓDULO 3 – INTELIGÊNCIA, INVESTIGAÇÃO, REGULAÇÃO E NORMATIZAÇÃO = 80 HORAS AULA

DOCENTE RESPONSÁVEL: PROFESSOR DOUTOR FÁBIO RIBEIRO DOCENTES: MSC JOFFRE JUNIOR

MÁRIO BRASIL

DISCIPLINA 3.1 – INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL E COMPETITIVA = 40 horas

Inteligência Empresarial e Competitiva: conceito; sistema de Inteligência Competitiva; sistemas de comunicação e Informação. Gestão do Conhecimento; técnicas de Análise de Prospecção; Softwares utilizados na inteligência competitiva. Tecnologia da Informação: situação atual; perspectivas e tendências; Infra-estrutura e planejamento de sistemas de informação; Internet como diferencial competitivo; Intranet; Sistemas Integrados de informação. Segurança da Informação: Aspectos legais e éticos; Análise de Riscos em tecnologia de informação; Políticas de Segurança de Informações; Planejamento da Continuidade dos negócios; Controles de Acesso Lógico; Criptografia; Segurança na Internet. Contra – Inteligência Empresarial: princípios básicos do fluxo de informação; o fator humano; técnicas de indução; estratégias de desinformação empresarial.

DISCIPLINA 3.2 INVESTIGAÇÃO EMPRESARIAL = 16 horas

Taxionomia das Fraudes Empresariais: Conceito e definição de fraudes; panorama mundial e brasileiro sobre fraudes, lógica do fraudador (modus operandi); Investigação Empresarial: conceito, tipos, metodologia para elaborar uma investigação (definição do problema, avaliação da situação atual, elaboração de hipóteses, estabelecimento de plano de ação). Técnicas de Investigação Empresarial: metodologia para coleta e análise de informações, técnica de observação e vigilância, utilização de banco de dados.

DISCIPLINA 3.3 – REGULAMENTAÇÃO E NORMATIZAÇÃO = 24 horas

Resolução 3380 BACEN; Guia de Orientação para Gerenciamento de Riscos Corporativos – IBGC; ABNT 15999, parte 1 e 2; Estrutura e alinhamento com a Norma internacional AS/NZS 4360:2004; Família 27000; Norma da FERMA – Européia e a Estrutura da ISO 31000.

MÓDULO 4: AUDITORIA, GESTÃO DE PROJETO E TECNOLOGIA = 80 HORAS AULA

DOCENTE RESPONSÁVEL: MSC JOFFRE JUNIORDOCENTES: CARLOS EDUARDO

LUCAS BLANCO

DISCIPLINA 4.1 – AUDITORIA BASEADA EM RISCOS = 40 horas

A nova visão e conceito da auditoria dentro do ambiente competitivo das empresas; Gerenciamento de Risco e a Integração com a Auditoria; Elaboração de Fluxos (macro/micro) Desenvolvimento de fluxogramas dos processos identificados, apontando os pontos de risco e de auditoria; Elaboração de Programas de Auditoria, Definição das políticas e procedimentos de auditoria, extensão das análises, periodicidades e amostragens; Desenvolvimento e aplicação de Check-List, Apresentação de metodologia para desenvolvimento de testes de auditoria e critérios de pontuação e avaliação das áreas auditadas; Padronização de Papéis de Trabalho, Formalização dos testes de auditoria com base nos levantamentos e análises efetuadas nas áreas auditadas; Registro das Irregularidades (Ponto Crítico), Processo de formalização das irregularidades identificadas nos trabalhos de auditoria aos gestores responsáveis; Elaboração de Relatórios, Metodologia para elaboração de relatórios de auditoria assim como o processo de follow-up para a correção dos riscos e irregularidades constatadas.

DISCIPLINA 4.2 – GESTÃO DE PROJETOS = 16 horas

Fundamentos em Gestão de Projetos: Introdução; Seleção de Projetos; Áreas de Conhecimento em GP; Processos de Gerenciamento: Iniciação, Planejamento, Execução, Controle, Encerramento; Melhoria de Processos – PDCA; Custo da Não Qualidade – CNQ; MASP; Benchmarking; Quality Function Deployment – QFD; Reengenharia; Estudo de casos.

DISCIPLINA 4.3 – TECNOLOGIA = 24 horas

Metodologia para elaboração de descritivos técnicos; Parâmetros utilizados para avaliação de fornecedores de sistemas tecnológicos; Emprego estratégico dos sistemas integrados de segurança (controle de acesso; intrusão; detecção e combate ao fogo; CFTV; Rastreamento); Integração de sistemas e Emprego e Constituição de Centrais de Comando e Controle (Grandes Corporações e Eventos).

MÓDULO 5: METODOLOGIA E PESQUISA CIENTÍFICA = 40 HORAS AULA

DOCENTE RESPONSÁVEL: VITÓRIA PADOVANIDISCIPLINA 5.1 – METODOLOGIA E PESQUISA CIENTÍFICA = 40 horas

A natureza do trabalho científico, delimitação e problematização do tema, referência teórica, metodologia do trabalho científico, coleta e tratamento de dados, elaboração do relatório e conteúdo da monografia. Bibliografia e Normas da ABNT.

 

 

DATA

Início: 15 de Maio de 2010.Previsão de Término: 10 de Setembro de 2011.

Aulas somente aos Sábados – Das 08h30 as 17h30.

 

LOCAL DAS AULAS

Faculdade FESP/FESP – Av. Nove de Julho, 5520 – Jardim Europa – São Paulo – SP.

 

REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

No ato da inscrição à seleção, a ser feita mediante o preenchimento de formulário apropriado, os candidatos deverão apresentar à secretária da Coordenação:

  • a) Cópia autenticada do diploma de graduação e do histórico escolar;
  • Duas fotos recentes, tamanho 3×4;
  • Currículo simplificado
  • Xerox da carteira de identidade
  • Xerox do CPF

 

PROCESSO DE SELEÇÃO

A seleção dos candidatos será realizada da seguinte forma:

  • a) À vista de uma análise de currículo, por Comissão indicada pela Coordenação do Curso;
  • b) Entrevista pessoal com o coordenador do curso.

 

INVESTIMENTO E FORMAS DE PAGAMENTO

O preço do curso fica estimado em R$ 9.504,00, a ser pago em 16 parcelas iguais, sendo uma no ato da matrícula, no valor de R$ 594,00 e mais 15 parcelas.

 

DOCENTES

DIREÇÃO TÉCNICA – ANTONIO CELSO RIBEIRO BRASILIANODoutor em Science et Ingénierie de L’Information et de L’Intelligence Stratégique ( Ciência e Engenharia da Informação e Inteligência Estratégica) pela UNIVERSITÉ EAST PARIS – MARNE LA VALLÉE – Paris – França; Master Degree – Diplome D´Etudes Approfondies (DEA) en Information Scientifique et Technique Veille Technologique (Inteligência Competitiva) pela UNIVERSITE TOULON – Toulon – França; Especializado em: Inteligência Competitiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ; Gestión da Seguridad Empresarial Internacional – Universidad Comillas – Espanha; Segurança Empresarial pela Universidad Pontifícia Comillas de Madrid – Espanha; Planejamento Empresarial, pela Fundação Getúlio Vargas – SP; Elaboração de Currículos pelo Centro de Estudos de Pessoal do Exército – CEP, Bacharel em Ciências Militares, graduado pela Academia Militar das Agulhas Negras; Bacharel em Administração de Empresas; Certificado como Especialista em Segurança Empresarial – CES pela Associação Brasileira de Segurança Orgânica – ABSO; Autor dos livros:”Análise de Risco Corporativo – Método Brasiliano”; “Manual de Análise de Risco Para a Segurança Empresarial”; “Manual de Planejamento: Gestão de Riscos Corporativos”; “A (IN)Segurança nas Redes Empresarias: A Inteligência Competitiva e a Fuga Involuntária das Informações”; “Planejamento da Segurança Empresarial: Metodologia e Implantação”; Co-Autor dos Livros: “Manual de Planejamento Tático e Técnico em Segurança Empresarial”; “Segurança de Executivos” – Noções Anti-Seqüestro e Seqüestro: Como se Defender; Atual Coordenador Técnico e Professor de Cursos: Especialização (MBA): Gestão em Segurança Empresarial, Cursos de Extensão e o Avançado em Segurança Empresarial, ambos em convênio com a Faculdade de Engenharia de São Paulo – FESP – SP e Faculdade de Engenharia de São Paulo – FESP – SP; Membro do Institute of Internal Auditors IIA; do Instituto dos Auditores Internos do Brasil – AUDIBRA; Membro e Diretor de Planejamento Estratégico da Associação Brasileira dos Profissionais de Segurança Orgânica – ABSO, da Associação Brasileira dos Analistas de Inteligência Competitiva – ABRAIC; da Associação Brasileira de Logística – ASLOG; Coordenou a 1ª Pesquisa de Vitimização Empresarial 2003 – Contrato pela PENUD/ONU/SENASP; Diretor Executivo da BRASILIANO & ASSOCIADOS.

JOFFRE COELHO CHAGAS JUNIOR

Mestre em Operações Militares – Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Rio de Janeiro – RJ; MBA de Gestão de Segurança Empresarial pela FECAP – SP; Gestión de Seguridad Empresarial Internacional pela Universidad Pontificia Comillas de Madrid – Espanha; Bacharel em Ciências Militares, graduado pela Academia Militar das Agulhas Negras de Resende – Rj; Certificado de Especialista em Segurança – CES – ABSO; Certificação em Analista de Segurança Empresarial – ASE – ABSEG; Curso de Investigação de Roubo de Cargas pela Academia de Polícia do Estado de São Paulo; Curso em Gerenciamento de Risco no Transporte Rodoviário de Cargas pela FECAP – Brasiliano & Associados; Curso de Extensão em Metodologia e Didática pela Brasiliano e Associados; diversos Cursos/Seminários em Segurança, Criminalidade, Técnicas de Entrevistas e Gerenciamento de Riscos no Transporte de Cargas; Palestrante no IV Seminário de Roubos de Carga do Estado do Rio de Janeiro – Macaé/RJ – Dez 2007; Professor e Palestrante no MBA de Gestão de Segurança Empresarial pela FECAP, Professor convidado a ministrar aula de Gerenciamento de Risco no Transporte Rodoviário de Cargas para o MBA de Logística da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR; Professor e Coordenador Técnico da Divisão de Treinamento da Brasiliano & Associados, com convênio com a instituição acadêmica Faculdade de Engenharia de São Paulo – FESP e Faculdade de Engenharia de São Paulo – FESP; Professor Internacional Convidado para aulas na África/Angola; Atualmente é Gerente da Superintendência de Averiguação de Sinistro da Empresa GPS Logística e Gerenciamento de Risco (PAMCARY).

LUCAS ROBERTO BLANCO DE OLIVEIRA

Especializado em Alta Direção em Segurança Empresarial pela Universidade Pontifícia Comillas de Madrid – Espanha, Engenheiro de Produção Mecânica pela Universidade Paulista – UNIP, Especializado em Técnicas Digitais e Sistemas de Segurança, foi o responsável pelo desenvolvimento de hardware e software de três gerações de sistemas instalados no Brasil e Estados Unidos (World Trade Center de Nova Iorque e Base Militar de Edwards), Co – Autor do livro: “Manual de Planejamento Tático e Técnico em Segurança Empresarial”. Professor convidado pela FESP/FESP – SP, para ministrar aulas na cadeira de tecnologia da Segurança Empresarial, no Curso Gestão em Segurança Empresarial – Master Business in Administration – MBA e no Curso Avançado em Segurança Empresarial – Master Business Security – MBS, Possui diversos cursos em Segurança nos Estados Unidos e Atualmente é Gerente da Área de Negócios da Empresa Siemens.

MAXWEL MARTINS DA SILVA

Especializado em Marketing pela ESPM, e em Administração de Empresas pela FGV; Graduado em Engenharia Elétrica-Eletrônica pela UNICAMP, com curso iniciado no ITA; Professor convidado à ministrar os módulos de Gestão Empresarial e Planejamento Estratégico no Curso de Pós-Graduação – MBA em Segurança Empresarial pela Brasiliano & Associados e Faculdade Fecap e atualmente pela FESP; Professor de Cursos de Extensão Universitária nas áreas de Planejamento Estratégico, Gestão de Processos e Gestão de Projetos; Exerceu cargos executivos de Diretoria e Gerência Geral, Operações, Desenvolvimento de Negócios, Marketing e Vendas e Engenharia, em empresas multinacionais e nacionais de grande e médio portes, como IBM, Texas Instruments, DHL Express, Nexel do Brasil, American Standard – Trane, Expresso Araçatuba, Hudson; Autor de diversos artigos em revistas especializadas; Palestrante convidado para eventos por Gazeta Mercantil, Câmara Americana, IIR, entre outros congressos e seminários; Participou de diversos cursos, seminários e simpósios no Brasil e exterior; e Atualmente é Consultor nas áreas de Gestão Estratégica de Empresas e Negócios, Planejamento Estratégico, Marketing e Processos Organizacionais.

FÁBIO PEREIRA RIBEIRO

Doutor em Política Internacional pela USP – Universidade de São Paulo; Mestre em Administração pela Universidade Unimonte; Especializado em Política Internacional pela Escola de Sociologia e Política de SP, Especializado em Finanças pela Universidade Unimonte, Especializado em Inteligência Estratégica pela Escola Superior de Guerra, Graduado em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Unisanta; Professor de Estratégia e Relações Internacionais da Universidade Unimonte, Professor convidado à ministrar o módulo de Inteligência e Contra-Inteligência do Curso de Pós-Graduação – MBA em Segurança Empresarial pela Brasiliano & Associados e Faculdade FESP; Autor dos livros: Inteligênica Fiscal na Controladoria e Administração Integrada pela Editora LCTE, e O Mundo das Relações Internacionais pela Editora Aduaneiras (no prelo), Comendador da Ordem do Mérito Civil e Cultural pela Câmara Municipal de São Paulo; Oficial Reserva de Infantaria do Exercito Brasileiro e atualmente Diretor de Marketing e Relações Internacionais da Universidade Unimonte.

PAULO EDUARDO DERENNE BORGES

Especializado em Gestão de Segurança pela Faculdade FECAP, Bacharel em Administração de Empresas pela PUC – Pontifícia Universidade Católica de SP; Possui Cursos de Extensões em Processos da Segurança Patrimonial e Riscos Digitais pela Brasiliano & Associados e Faculdade FECAP; Professor dos Cursos de Extensão Universitária em Gestão de Riscos da Universidade São Judas Tadeu; Palestrante Convidado pela Universidade Anhembi Morumbi e ABGS no I Seminário de Segurança e pela GEDUC no VI Congresso Brasileiro de Gestão Educacional; Certificado Microsoft Certified Professional (MCP) e Certificação de Especialista em Segurança Empresarial – CES pela ABSO; Atualmente é Gerente de Segurança e Gestão de Riscos da FECAP.

CARLOS EDUARDO SANTOS

Especializado em Gestão da Segurança Empresarial – MBA pela Faculdade FECAP e Brasiliano & Associados; Graduado em Administração de Empresas pela UNIFIEO; Graduado em Ciências Jurídicas pela UNIBAN; Conselheiro Técnico do Grupo de Prevenção de Perdas do Provar/USP; Ampla Experiência na área de Auditoria Interna e Externa, desempenhando trabalhos em empresas do ramo químico, metalúrgicas, têxtil e varejo. Atualmente é Executivo no Varejo, com atuação nas áreas de Prevenção de Perdas, Auditoria e Gerenciamento de Riscos. Professor de Prevenção de Perdas e Gerenciamento de Riscos em diversas instituições de ensino como o Provar/Fia, FESP e Uniban/SP. Autor do Livro “Prevenção de Perdas e Gestão de Riscos, Manual de Planejamento” e criador do Portal Prevenir Perdas (www.prevenirperdas.com.br) e Sócio da Fungache, Pio & Santos – Advogados Associados

VITÓRIA LÚCIA PADOVANI

Especializada em Gestão e Organização Escolar pela Faculdade Ítalo Brasileira; Especializada em Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas pela PUC; Graduada em Pedagogia pela Universidade Ibirapuera; Experiência internacional com foco no desenvolvimentos de pessoas na África do Sul e Moçambique, capacitando Gestores Públicos e introduzindo uma abordagem construtivista na alfabetização de adultos na Care África; Responsável pela Avaliação de Impacto de projetos sociais no Brasil e África.; Titular das disciplinas: Metodologia da Pesquisa e Metodologia do Ensino Superior e Comportamento Organizacional; Coordenadora de Atividades Complementares da Graduação da Faculdade Ìtalo-Brasileira; Conferencista sobre a temática: A Motivação para o Aprender; e Atualmente é Consultora de empresas com ênfase em Desenvolvimentos de Competências e Elaboração de Indicadores para avaliação

PATRICIA MARTINS ANDRADE

Especializada em Gestão da Segurança Empresarial pela Faculdade FECAP; Graduada em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo; Gerente de Operações e Segurança e Coordenadora do Comitê de Segurança da Tecnologia Bancaria S/A, empresa que administra o Banco24Horas; Professora convidada a ministrar o módulo de PDGR no Curso de Pós-Graduação em Segurança Empresarial;Membro da Comissão de Fraudes Eletrônicas da Febraban; Prêmio ABACO 2005 de Executiva de TI do Brasil.

MARIO BRASIL DO COUTO

Especializado em Gestão da Segurança Empresarial; Especializado em Segurança do Trabalho pela Universidade Santa Úrsula; Especializado em Perícias Judíciais de Periculosidade e Insalubridade pela SOBES/RJ (Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança); Graduado em Engenharia de Operação Eletricidade pela Universidade Santa Úrsula; Atuou 33 anos, 16 dos quais em diversas funções Gerenciais na IBM Brasil Ltda e posteriormente, 2 anos na DELL Computadores; Consultor e Instrutor da Brasiliano & Associados, Centro de Estudos Integração e do Grupo Estrela Azul; Ex-Vice-Presidente do OSAC/RJ e Membro do OSAC/SP; Membro da TAPA Brazil; Possui diversos cursos dentre eles o de Chefia e Liderança e Comunicações Verbais pela IOB, Administração e Gerência pela Fundação Getúlio Vargas; Gerência de Recursos Humanos pela LTR Serviços de Auditoria, Adaptação de Pessoal para Apoio em Helipontos pela HR Assessoria Aeronáutica; Círculos de Qualidade, Security Standards For Aplication Development in Administration, A/FE Latin American Safety Seminar, Treinamento de Desenvolvimento de Gerentes, Leadership Competencies for Managers, Emergency Plans e Security Processes pela IBM; Information Security Policies and Standards, Privacy and Data Protection Awareness, Conflicts of Interest, Ethical Communication pela DELL, Planejamento da Segurança Empresarial, Gerenciamento de Riscos no Transporte Rodoviário de Cargas, Plano de Contingência Empresarial, Análise de Risco na Segurança Patrimonial, Administração e Gerenciamento de Escoltas Pessoais, Planejamento e Controle na Segurança Empresarial, Estratégias de Segurança Versus Incertezas, Fraudes e Investigações Empresariais e Metodologia & Didática pela Brasiliano & Associados e FECAP, Executive Protection Training pela Vance Education & Training e Direção Defensiva pela Volvo Cars Driving Academy. Atualmente é consultor de Gestão de Riscos e Segurança Patrimonial.

 

VANTAGENS EM FAZER PÓS-GRADUAÇÃO NA FACULDADE – FESP/FESP

  • Pioneirismo em Cursos de Extensão Universitária para área da Segurança Empresarial;
  • Pioneirismo em Cursos de Especialização MBA – Gestão em Segurança Empresarial;
  • Os professores são profissionais do mercado, integrando a teoria com a prática e altamente qualificados;
  • Com nossa experiência de consultores há mais de 15 anos no mercado temos visão da maioria dos segmentos empresariais, tais como: Serviços, Indústria, Lazer;
  • Experiência acadêmica – 1ª turma MBA Gestão em Segurança Empresarial;
  • Módulos inéditos para o mercado: modelagem de Cenários Prospectivos, Softwares de Gestão de Riscos Corporativos;
  • Editora voltada para o mercado de segurança.

ALGUMAS EMPRESAS QUE PARTICIPARAM DO MBA

  • Ambev
  • American Bank Note
  • Banco Brasília
  • Bank Boston
  • Banco Itaú
  • Elite Segurança
  • Johnson & Johnson
  • Michelin
  • Petrobrás
  • Polícia Militar do Estado de Santa Catarina
  • Prot Segurança
  • Protec Segurança
  • Boehringer Ingelheim
  • Robert Bosch
  • Shopping Internacional Guarulhos
  • TV Globo
  • Polibrasil
  • C&A Modas
  • Vanguarda Segurança
  • Líder Aéreo
  • Polícia Militar do Estado de São Paulo
  • Exército Brasileiro
  • Grupo Souza Lima
  • Cia Vale do Rio Doce
  • TSP
  • TecBan
  • Gocil Segurança
  • Caixa Econômica
  • Detran
  • Guarda Civil Metropolitana
  • Telefônica
  • Volkswagen
  • Grupo GP

Tags:, , , , , , ,